quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Gap Year- Um ano Para se Guardar na Memória

Oi, gente!
Nesse post eu vou falar sobre algo que muita gente ama, e se ainda não fez, quer muito: Viajar! 
Primeiro vou falar um pouco sobre o Gap Year.



É um costume anglo-saxónico. Mas quem fez, diz que vale a pena tirar um ano para viajar antes de começarem a trabalhar ou entrar na faculdade.Mergulhar com tubarões ou dar a volta ao mundo. Um ano por sua conta, para fazer o que quiser. Sem horários nem obrigações. Os ingleses inventaram o conceito e chamaram-lhe gap year, uma espécie de ano sabático, que é feito antes de se entrar na faculdade ou de começar a trabalhar. Todos os anos, cerca de 200 mil ingleses partem de mochila às costas para uma aventura que os torna mais independentes e os ajuda a decidir o que vão fazer no futuro. "É muito importante para o crescimento pessoal. Libertam-se da pressão de fazer tudo de carreirinha, sem pensar bem no que estão a fazer. Orientam a própria vida, sem seguirem os desejos de terceiros. Aprendem a "se virar" sozinhos e encontram a sua vocação, porque viraram-se para dentro à procura de respostas", explica a psicóloga Catarina Mexia.  Abaixo vou falar sobre dois exemplos de pessoas que fizeram e amaram! (Eu ainda não fiz, mas é um sonho que realizarei assim que for possível...)

Nuno Rodrigues Foi jardineiro, trabalhou nas obras, surfou as maiores ondas da sua vida e foi roubado várias vezes. Em 12 meses, Nuno Rodrigues viveu muito mais do que em 25 anos. No dia em que acabou os exames do curso de Marketing e Publicidade, no IADE, arrancou para o México, onde iniciou uma volta ao mundo. Chegou a Portugal há pouco mais de dois meses e os seus olhos ainda brilham quando fala da viagem. "Sempre cumpri as minhas obrigações e precisava de um ano para viajar sozinho. Aprendi a descomplicar a vida, conheci-me melhor e encontrei pessoas espectaculares." Na Costa Rica conheceu um dentista com quem viajou durante duas semanas e até lhe arranjou os dentes. No Peru decobriu o taxista mais simpático de sempre, de quem ficou amigo. Na Austrália aprendeu o valor do trabalho. Foi trolha, trabalhou 14 horas por dia e conheceu um antigo surfista que lhe deu casa durante semanas. Nessa altura, descobriu um novo interesse: jardinagem. Pelo caminho foi assaltado, perdeu os cartões de crédito, ficou doente, mas não trocava isso por nada. Diz que veio menos materialista, que dá mais valor ao que tem e que a viagem lhe é útil no trabalho. "Estou na área de branding, onde as ideias são tudo." 
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->


Francisco Guimarães Com um mapa mundo à frente e a pergunta: onde começar? Foi assim que Francisco Guimarães decidiu o que ia fazer no seu gap year. Tinha terminado o 12º ano, mas não sabia o que seguir. A ideia de viajar surgiu numa conversa com a mãe e quando deu por si já estava na associação AFS a escolher os países onde ia aprender inglês. Primeira paragem, Reino Unido. Depois, seguiu-se a Austrália e a Nova Zelândia. "Já que ia para fora durante seis meses, aproveitei para aperfeiçoar o meu inglês. Mas aprende-se muito mais que isso. Superamo-nos a nós próprios, saímos da zona de conforto e tornamo-nos mais independentes", explica. Com 18 anos, teve de cozinhar, tratar da roupa, gerir dinheiro, e correr o mundo. Foi há quatro anos, mas não se esquece dos dias na Austrália. "É um país completamente diferente. Experimentei coisas fantásticas. Mergulhei com tubarões, fiz esportes radicais, como descer de rafting uma cascata de sete metros, vi animais incríveis e conheci pessoas de todo o tipo de culturas." Quando regressou, Francisco vinha de "cabeça aberta" com a certeza do que queria seguir: engenharia e gestão industrial. "Quero criar algo novo." 

E então, o que acharam? Legal, né? Uma aventura para contar aos nossos netos! kkkkkkkkkkk. Se você gostou, então não perca os posts sobre viagens e volta ao mundo. Até à próxima!
Um abraço,
Rebeca

4 comentários:

  1. Que maximo! Fiquei com vontade de fazer algo assim!
    Adorei o post, beijos

    http://fashiioncake.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mari, estou respondendo pela autora do post porque ela não pode no momento, mas muiiito obrigada pelo comentário, e te digo que uma viagem assim é um dos maiores sonhos da minha amiga Rebeca! Seja bem-vinda ao blog e volte sempre!

      Excluir
  2. ooi, estou aqui para te convidar a conhecer o meu Blog, ele é super novo, e todas nós blogueiras sabemos o quanto é difícil no começo ;x se gostar se inscreva e me ajude a divulgar :) seu blog é lindo, desejo muito sucesso pra nós '-' beeijos - http://neessarochamakeup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nessa! Bom, esse blog também é novo! Bom eu posso te ajudar te seguindo e curtindo a fanpag! ;) Obrigada por visitar o blog e volte sempre!

      Excluir